Image Alt

Caraminhoca

PNLD Literário

PNLD – O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO I

Literário e a literatura! – Parte 1

Desde alguns anos, a maioria das editoras brasileiras (e outras nem tão brasileiras…) têm – quase que necessariamente, sobre isso discorrerei mais adiante, se debatido com complexos editais do Governo Brasileiro, que é o maior comprador de livros do mundo, fala-se isso sempre; desconheço os números mundiais, mas os do Brasil são em altas cifras.

Milhões de livros foram adquiridos

Esses programas foram se modificando durante os anos, em alguns eles chegaram mesmo a desaparecer (o PNBE – Programa Nacional Biblioteca da Escola, de 1997) e alguns derivados e natimortos (PNBE Indígena). Mesmo assim milhões de livros foram adquiridos, sempre passando por avaliações rigorosas e sutis, por vezes questionáveis do ponto de vista literário, mas sempre importantes para a aproximação da criança e do jovem e também de adultos em processo de estudos (Educação de Jovens e Adultos – EJA).

Formar um país de leitores é necessário

Possibilitar que nossa população tenha acesso a esse direito constitucional é ato básico do Estado Brasileiro. Nada pelo qual nossos impostos não custeiem, aqui eu afirmo, com orgulho. Formar um país de leitores é necessário, um país em que as crianças e jovens consigam escrever sua história, leiam suas realidades, movimentem-se e se questionem. Só assim a educação acontecerá plenamente, com a literatura caminhando ao lado, não para informar ou ser ferramenta de algo, instrumento… A literatura deve ser fruída livremente, com escolhas e mediações que provoquem, instiguem e em suma atuem no sentido de que se perceba que literatura é arte e que – como tal – deve ser fomentadora e não cerceadora de pensamentos.

PNLD Literário possibilita a existência de inúmeras editoras

Posto que esse programa seja necessário e importante, vamos ao PNLD Literário (parece paradoxal falarmos em didático e literário na mesma frase, mas pelo estabelecimento do programa oficialmente, foi importante vinculá-lo ao Programa de Livros Didáticos (há Lei que obriga a existência desse programa, não podemos ser objeto de quero-não-quero de governos que não tenham a educação como foco).

Este PNLD Literário possibilita a existência de inúmeras editoras, que puderam apresentar livros de seus catálogos riquíssimos para a avaliação do MEC – FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Esta e outras curiosidades você pode ler aqui nosso blog da Caraminhoca todo final de mês. Aguardem, há mais por vir!!!

Gostou? Deixe um recadinho aqui pra gente!!!!

Comentáios

Deixe um comentário

Logotipo Caraminhoca
(11) 98821-9002 contato@caraminhoca.com.br

    Cadastre-se

    Entregamos para
    todo o Brasil.