Image Alt

Caraminhoca

lideranca

Vamos falar de liderança com as crianças?

Estamos próximos das eleições. Nada mais interessante e educativo do que conversarmos com os pequenos e saber, pelo olhar deles, o que é ser líder.

Afinal, como que uma pessoa pode se tornar um bom líder? Quais os princípios que fazem parte de uma boa liderança? Esta é uma questão que está presente no nosso dia-a-dia. Abrangem o relacionamento de poder entre pais e filhos, alunos com professores, lideranças comunitárias, governantes e a sociedade em geral. De um certo modo, todas as pessoas deveriam ter noções sobre como viver em coletividade, das responsabilidades, direitos e deveres de cada um. Seja dentro de casa, na escola, no trabalho, pois todos temos regras a respeitar.

Uma posição de liderança

Para as crianças, uma relação de liderança acontece de forma natural, sempre tem aqueles que se destacam mais, geralmente esse comportamento se mostra mais proeminente dentro das brincadeiras, quem é o rei ou a rainha, o chefe, o herói, e elas intercalam esta relação entre elas.

Um bom líder deve ter a qualidade em saber motivar as pessoas, para que possam atingir um objetivo comum, inspirá-las e influenciá-las para que se superem e progridam como profissionais e pessoas. Desta forma irão se empenhar, tendo comportamentos proativos e atitudes que levem a focar e a conquistar uma determinada meta.

É importante falar sobre poder e liderança com as crianças

Devemos falar sobre poder e liderança com as crianças. Esta relação de poder não abrange só o ambiente dentro de casa, vai muito mais além. Hoje em dia, a relação onde a criança só obedecia, mudou, elas também são ouvidas e deveriam ser consideradas a fazerem parte das opiniões, na maioria dos casos.

É importante que as crianças comecem a entender e a falar sobre temas que envolvem poder, lideranças, para que tenham uma noção melhor sobre política, diálogo e democracia. Entender como se articula o seu espaço e o espaço do outro. A sociedade necessita de adultos conscientes, críticos e politizados, e para isso temos que dar espaço e incluir as crianças nesse diálogo, para que no futuro possam, ou pelo menos tentem escolher as lideranças de forma consciente.

O poder da coletividade

O primeiro passo para formarmos um bom líder é ensinar, desde pequeno, o indivíduo a viver em coletividade, do convívio social. Quando você aprende a conviver em sociedade, você aprende tanto a ser um bom líder como a escolher um. A relação de poder é mutante, uma vez você pode estar na liderança e em outros momentos não. Mas o mais importante é privilegiarmos o bem comum, em prol dos interesses da coletividade, transcendendo o individual. Sabendo que muitas das vezes devemos acatar uma decisão mesmo sendo contrário a ela, quando temos que decidir por nós ou por um grupo, seja numa brincadeira, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar.

Escolhas envolvem decisões, e decidir não é tarefa fácil pois geralmente acabam por envolver outras pessoas no meio, por isso é importante desenvolver essa consciência desde de cedo, para que possamos cada vez mais lutar pela democracia.

Esta e outras curiosidades você pode ler aqui nosso blog da Caraminhoca todo final de mês. Aguardem, há mais por vir!!!

Gostou? Deixe um recadinho aqui pra gente!!!!

Deixe um comentário

Logotipo Caraminhoca
(11) 98821-9002 contato@caraminhoca.com.br

    Cadastre-se

    Entregamos para
    todo o Brasil.