Ler para as crianças pode ser um momento de muita alegria e imaginação.
Sabemos que hoje, com todo mundo conectado, não é muito fácil despertar o interesse dos pequenos por livros. Pensando nisso, para tornarmos o momento da leitura mais divertido e interativo, separamos algumas dicas que podem ajudar a atrair mais a atenção da turminha na hora da leitura.
Como tornar o momento da leitura com as crianças em uma hora de muita diversão e imaginação? Lembra quando a sua mãe ou a sua avó contavam uma história para você, quando era pequeno? Certamente foi um momento muito especial, que ficou guardado para sempre na sua lembrança.
Então, nós podemos fazer com que a hora da leitura possa se tornar em algo inesquecível. Se está sem criatividade para o momento, siga aqui as dicas que iremos dar para te ajudar na leitura com os pequenos.
Construa um ambiente de liberdade e carinho
Faça com que a criança se sinta acolhida e bem à vontade. A leitura é um momento de entrega de ambos, onde o adulto busca mostrar toda a magia e imaginação que está na história. Nesta situação você está lado a lado com a criança, leia junto e troque impressões sobre o que está acontecendo.
A leitura de materiais de apoio de um livro, pode ser de grande ajuda
Pesquise na internet sobre o livro que irá ler. Procure sobre resenhas e ds opiniões dos leitores. No Youtube você também encontrará canais que dão dicas de livros e fazem comentários dos mais diversos títulos, para que possa encontrar um livro que seja mais do agrado da criança.
O local onde será feita a leitura ajuda bastante
Um ambiente tranquilo e gostoso, sem barulho e livre de distrações como, televisão e equipamentos eletrônicos, são essenciais na hora da leitura. Procure se cercar de almofadas e sentar no chão de uma sala ou quarto com uma iluminação adequada, produza um ambiente confortável e aconchegante, improvise, um sofá macio também é bem-vindo. Só não vá cair no sono…srsr.
Deixe a fantasia tomar conta
O importante é que todos entrem na brincadeira. Deixe de lado sua timidez e relaxe ao desenrolar de cada página. Se envolva no clima da história, descreva os lugares, faça sons, mude a sua voz, fale fino ou fale grosso dependendo do tipo do personagem. Leia rápido ou mais vagarosamente de acordo com a intensidade da narrativa.
O que vale nessa hora é colocar a imaginação para funcionar e todos se divertirem.
Falando em imaginação, os efeitos sonoros são o “Tcham” da história
Criatividade, use sem moderação. Veja o ambiente da história. Onde ela se passa? Numa floresta? Numa praia? É uma história de piratas, com batalhas ou algo mais poético? Dê sons aos ambientes, ventos, folhas caindo ao chão, passos, portas se fechando, muitas coisas podem ser somadas à narrativa. Peça para que as crianças também participem, ajudando na interpretação e na construção dos personagens.
Vamos respeitar o silêncio e as pausas
mais devagar e pausadamente ajudam a transmitir sensações que fazem parte da trama da história. O ritmo da leitura e o engajamento das crianças são conseguidos trabalhando-se desta forma, explorando os altos e baixos da narrativa.
Use as ilustrações dos livros a seu favor
Livros infantis são repletos de ilustrações, que complementam a história e enriquecem os personagens. Portanto, leia sempre com as ilustrações viradas para as crianças, dessa forma é mais fácil para que elas formem todo o contexto da história em suas mentes. Faça com que descubram os elementos de cada cena, as características de cada personagem.
Após a leitura, faça uma reflexão sobre a história
Converse com a criança, pergunte o que a história passou para ela, se aprendeu algo de diferente.
O final da história poderia ter sido outro? Propor uma reflexão sobre como a história poderia ter sido diferente também é uma forma de enriquecer a leitura.
Divirtam-se!!!
Fique por dentro desta e de outras dicas aqui no Blog da Caraminhoca. Se gostou deste post, deixe aqui o seu comentário. Não esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais: