Empatia pode ser ensinada às crianças durante a infância
Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma pessoa se estivesse na mesma situação vivenciada por ela, tentando compreender sentimentos e emoções, com a finalidade de experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Segundo especialistas, os fatores ambientais exercem uma maior influência sobre a habilidade que um indivíduo tem de se colocar no lugar do outro, assim sendo, não é uma característica individual ou fator genético dos indivíduos.
Christian Kristensen, professor do programa de pós-graduação em Psicologia da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-SC), explica que a partir do primeiro ou segundo ano de vida da criança, os fatores ambientais, tanto quanto a interação com os pais, começam a ter mais influência no desenvolvimento da empatia.
É na infância que se formam o maior número de sinapses
É no período entre os 0 e 6 anos de idade que o nosso cérebro passa pelo maior número de conexões neurais (sinapses). Do mesmo modo está muito mais suscetíveis a estímulos e ao aprendizado.
Segundo Maria Beatriz Linhares, psicóloga e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em se tratando de neurologia, tudo o que você não ativa com estímulos, vai perdendo em conexões. Certamente a área do cérebro responsável pelas habilidades emocionais, como a empatia, tem que receber estímulos durante a infância. Porque depois de adulto, esta área é bem mais difícil para se desenvolver.
Pais muito autoritários ou permissivos são prejudiciais para o desenvolvimento da empatia nas crianças. Atitudes e regras autoritárias não levam em consideração os sentimentos das crianças. Bem como atitudes permissivas fazem com que a elas não enxerguem a situação na perspectiva do outro. Segundo Kristensen, o ideal é que os pais imponham as regras explicando o porquê de cada uma delas.
Dicas para desenvolver a empatia
Comportamento
Os pais ou cuidadores devem priorizar o diálogo, a explicação das regras e de como elas são importantes para o bem comum. Por certo um comportamento impositivo faz com que a perspectiva da criança não seja considerada e que ela reproduza esse padrão comportamental – sem empatia – nas relações. Já os pais permissivos são vistos como inconsistentes pelos filhos, por terem regras muito flexíveis, se preocupam apenas com os seus próprios desejos e necessidades.
Socialização
É de grande importância que a criança tenha convivência com novos cenários, outras pessoas além do núcleo familiar, diferentes comportamentos e regras. Neste aspecto, a educação infantil tem uma grande importância para o desenvolvimento da criança. O convívio com diferentes colegas e professores faz com que a criança aprenda os valores e práticas sociais. Com a finalidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática e feliz.
Conflitos
No caso de brigas com familiares, pais, colegas de escola, certamente os responsáveis devem evitar ameaças e punições para convencer a criança a não repetir a ação. Esse argumento faz a criança olhar ainda mais para si. Explique as consequências que o ato teve na outra pessoa e por que ele não deve ser repetido. Quando a criança bate em um colega, por exemplo, os pais podem explicar que a agressão deixou o colega triste, o machucou e que eles poderão deixar de ser amigos por causa desse comportamento.
Soluções
Fazer a criança se colocar no lugar do outro e explicar as consequências das suas atitudes, é necessário apresentar alternativas àquela ação. No exemplo de uma agressão ao colega por um brinquedo, os pais não devem só dizer que não é permitido bater. Devem também falar que é possível perguntar ao amigo se eles podem brincar juntos.
Literatura
Contar histórias para as crianças é uma prática muito saudável. A contação de histórias dá a elas a oportunidade de vivenciar e aceitar situações diferentes. De tal forma que podem se colocar no lugar dos personagens e conhecer novas formas de resolução de conflitos. Como resultado, poderão aplicar diferentes soluções em situações de verdade.