PNLD – O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO II
Literário e a literatura! – Parte II
Seguindo a lógica do texto anterior, é imprescindível ressaltar que o foco daqueles que se interessam e se preocupam com a leitura (não somente no tocante à quantidade, mas também quanto à qualidade) no Brasil, devem se envolver efetivamente com as políticas públicas de leitura – ou no caso da ausência delas, na construção e solidificação dessas políticas.
Fortalecer bibliotecas como espaços de fruição e deleite da literatura
Fortalecer bibliotecas como espaços de fruição e deleite da literatura, da escrita e da leitura possibilita o fomento de livrarias no país, o que nos pode (falo a nós editores) nos deixar mais livres de algumas amarras que os programas de governos nos podem solicitar (por vezes impor).
Os números desses programas como o PNLD literário (não me alongarei quanto ao PNLD didático, que é um universo totalmente diverso e específico – ressaltando a importância de alunos das redes públicas terem acesso a materiais de excelência e de ponta nas questões da formação de crianças e jovens – ainda que sempre caiba a ressalva de que nada substitui a formação do professor como o ponto nevrálgico do assunto educação… mas isso merece outro novo texto), os números são expressivos e quase espetaculares!
Muitas crianças tiveram acesso aos livros
O acesso que muitas crianças alcançaram com estes mais de vinte anos de programas de literatura nas salas de aula é evidente. Não fossem esses livros terem chegado às mãos (este também seria tema para profundas análises) das crianças e jovens do Brasil, certamente estaríamos em situação pior do que nos demonstram os precários dados e resultados sobre a análise da qualidade da educação.
Precisamos de muito mais
É evidente que precisamos de mais e mais. Mais literatura, mais formação para os professores, os mediadores de leitura, mais livrarias nas ruas, mais bibliotecas nos municípios e mais apoio dos governos que podem se apoiar nas excelentes leis que – com muito sacrifício e esforços hercúleos – estão em vigor. A Política Nacional de Leitura e Escrita – Lei 13.696 é um avanço espetacular, mas que deve ser atentamente acompanhada para a sua efetivação.
Acreditar em literatura, em arte, é ação que visa acreditar no futuro de nosso país! Está em nossas mãos, democraticamente!
Esta e outras curiosidades você pode ler aqui nosso blog da Caraminhoca todo final de mês. Aguardem, há mais por vir!!!
Gostou? Deixe um recadinho aqui pra gente!!!!
Andrea Kluge
Sensacional!!! Vamos refletir sobre o impacto do PNLD não só para as editoras, mas também para as crianças.
Paulo Otero
Isso mesmo Andrea, esperamos que a literatura de qualidade chegue a milhares de crianças!
drover sointeru
Thank you for helping out, great info. “It does not do to dwell on dreams and forget to live.” by J. K. Rowling.
droversointeru
Great ?V I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs and related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, site theme . a tones way for your client to communicate. Excellent task..
JoseOne seo solutions
You made some clear points there. I looked on the internet for the issue and found most individuals will agree with your blog.
informasi live online
I have been absent for a while, but now I remember why I used to love this site. Thanks , I¦ll try and check back more frequently. How frequently you update your web site?
Assistir The Boys Online
incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂