Livro – Céu Vermelho
O livro Céu Vermelho é uma história muito boa de ser lida e as ilustrações ficaram fascinantes. Você já parou para pensar como surgem as imagens dos livros? A elaboração de um livro é longa, um processo que mora dentro dos desenhos finais, necessita de muito estudo, dedicação e longas conversas com a autora do texto e com o editor.
Pedimos pra nossa autora (de textos e de imagens), Rosinha, mostrar um pouco de seu caderno de desenvolvimento do Céu vermelho pra gente entender melhor como é que ela transformou as palavras, a narrativa, em imagens tão intensas e que contam tanto. O que você achou? Demais, né!?
Um livro e seu longo percurso
Para que o livro chegue às mãos dos leitores, existe um longo percurso a ser atravessado. É o editor quem escolhe o texto a ser publicado, quem será o ilustrador que melhor irá transformar as palavras em imagens, qual será o formato do livro e também como isso tudo ficará para, enfim, ser publicado.
Céu Vermelho e o seu projeto gráfico
O Céu Vermelho passou por uma extensa revisão, diagramação, junto com as imagens, compondo o projeto gráfico (algumas vezes temos um profissional imprescindível, o designer, que elabora o projeto antes de tudo se desenrolar). O artista (às vezes com pitacos do editor…) define a paleta de cores a ser usada, ou seja, as cores que irão predominar nas ilustrações e na sequência das páginas.
Pesquisa, estudo e ilustração do Céu Vermelho
Faz parte do trabalho do ilustrador investigar assuntos que cercam o tema do livro para enriquecer as imagens, trazendo mais nuances às ilustrações. O mergulho que esse artista faz no texto muitas vezes supera expectativas, surpreende o editor e o autor da parte escrita. É sempre uma surpresa e um prazer único olhar as imagens que nasceram desse trabalho. Aí é o momento quase mágico (com muito trabalho, dúvidas e ansiedade) em que o livro começa a tomar forma e corpo. Depois ele – como quase um filho de toda essa gente – vai ter vida própria. Desejará ser bem tratado por quem o divulgará e principalmente pelo leitor – objetivo final de seu nascimento.
Foi assim que Rosinha trouxe seus inspirados e requintados traços para as ilustrações do livro Céu Vermelho. Pedimos a ela algumas imagens de seu caderno de estudos para vocês conhecerem um pouco desse processo. Aproveitem, curtam os detalhes, identifiquem-se e se deliciem.
Esta e outras curiosidades você pode ler aqui nosso blog da Caraminhoca todas as últimas semanas de cada mês. Aguardem, há mais por vir!!!